barrinha-cartoes-gifs

Azaração

A gente sonha com conhecer algum dia a mulher ou homem ideal para nós: seja ideal para toda a vida, este ano, este mês ou esta noite. Mas conquistar a essa pessoa pode levar mais esforço que percorrer o mundo em 90 dias. O que eles acham?, O que elas acham? Opinião Sul Jovem entrevistou aos diretores de uma escola de sedução e a dois psicólogos que explicam as dificuldades que muitos tem para se relacionar com o sexo oposto.

Ele: “Desculpe, Você não ficou cansada?”.

Ela: Não, por?

Ele: Porque você esteve girando na minha cabeça o dia todo.


Legenda: elogiar as mulheres não é imprescindível.
A arte de seduzir não é uma disciplina aprovada por todos e em alguns casos se torna um assunto tão fascinante quanto cansativo. Frases repetidas, como por exemplo: para puxar conversa: você vem seguido a este local? E o clássico: você é um doce, podem resultar estratégias quase constrangedoras para tentar conseguir um novo amor. Conquistar e ir pra frente não é tarefa simples: muitas vezes a timidez e a pressão social que traz o fato de cativar ao sexo oposto faz com que a sedução vá de fracasso em fracasso, sem conseguir nem um número telefônico para ligar.
Mas, que pessoas têm que lidar com essa situação? É uma tarefa que depende só deles? Na realidade é muito comum que os homens tomem a iniciativa, mas a sedução é – na maioria das vezes - um tema dominado pelas mulheres. “Geralmente se uma garota quiser conquistar um homem, depois às pessoas titulam de”galinha”, fala Agustina, de 23 anos. “Para que um homem comece a paquerar uma mulher, é a mulher quem ter que dar sinais de interesse por ele, e inclusive dizer aos amigos dele que ela acha que é um garoto atraente”, explica. Aqueles que concordam com essa idéia acreditam que tudo seria mais fácil, se eles pudessem ser seduzidos sem preconceitos, e outras –as mais flexíveis- acham que é um assunto que depende da personalidade. Embora, elas sustentem uma regra básica:está proibido que eles tenham o poder da situação.
Sempre as costumes foram fortes, e embora hoje a conquista seja disputada entre ambos os sexos, o homem geralmente é quem da o primeiro passo, o que não signifique que seja um sucesso em todos os casos.

O outro lado do assunto
 Mas não somente as mulheres sofrem preconceitos. “Se uma garota quer dar em cima de alguém, ele tem que aceitar, embora ela seja uma garota horrível, caso contrário vai ser zombado a vida inteira pelo assunto, fala Agustina”.
Segundo uma pesquisa publicada no jornal New York Times muitos homens saudáveis entre os 20 e os 40 anos procuram energizantes para se sentir com mais segurança diante do medo ao fracasso com as mulheres modernas. As razões não estão totalmente erradas: a lista de exigências do mundo feminino para escolher o homem indicado pode ir desde a histeria ate à perfeição, embora nem sempre essas qualidades compatibilizem depois com o homem real que escolheram.
Por causa disso para estar na mesma freqüência que as herdeiras da Eva, formou-se na Argentina a primeira escola de sedução para homens de América latina –pelo menos isso falam eles-chamada Sedução Secreta que hoje tem 60 estudantes entre 18 e 55 anos. O negocio surgiu no verão, quando os seus fundadores, o Iván Rodríguez Duch e o Martín Albamonte, perceberam que com o sexo oposto dava tudo certo e decidiram ajudar aos seus pares masculinos a ingressar ao mundo da paqueração.
“Muitos de nossos estudantes se sentem acanhados pelas mulheres e o poder delas. Antes de tentar alguma coisa já pensam que vão ser rejeitados, que não vão ser correspondidos, e isso faz com que não se animem a dar o primeiro passo”, confessa o Iván, e ele é experiente no assunto.
Não é fácil, não: “O clássico de tentar paquerar uma garota é que se eu for pra frente e der tudo certo, legal!!. Mas se eu tentar paquerar com ela e não der certo, eu fico como um idiota. Ela com interesse e vc sem dizer nada, com certeza vai ouvir: “Demorou cara, já passaram na sua frente! ”, reflete o Nicolás, 24 anos, que entre tantas idas e voltas é provável que nem sequer tenha tentado.
Mas com certeza cada mulher é um mundo e o homem muitas vezes deve "adivinhar" em que sintonia ela está ela para poder ficar perto. Alguns dos encantos femininos para enfeitiçar ao seu objetivo podem mudar: desde a típica meiga –que fica surpresa por tudo passando pela descontraída -ela acha que as coisas acontecem no momento certo; - a cara de pau – que tem coragem para tudo-; a zero bacana- para os homens que gostam de sofrer um pouco- e a desamparada para os homens que gostam de se sentir necessitados.
Lourdes, 22 anos, tem a sua própria formula de sedução. “No primeiro lugar você tem que ser simpática, depois percebe o gosto dele e enquanto você perceber que tipo de mulher ele gosta, e fazer-se passar por ela”.
Eles também têm reclamações: “O complicado de tentar paquerar uma garota não é somente o primeiro contato ou o primeiro beijo, mas também, além disso, temos que suportar que ela faça-se a difícil”, fala o Gonzalo, 21 anos.
Por causa disso o treinamento de Sedução Secreta tem algumas regras básicas: não descuidar o visual, não dizer as mesmas frases sempre, ser engraçado, falar direito, rir sim gargalhadas não, criar situações, não falar bem pertinho e baixar a auto-estima da mulher- dizem – as vezes da certo. Todas as técnicas que outorgam confiança ao homem para conquistar em qualquer momento e lugar.
Segundo um dos professores, não é uma decisão fácil chegar à escola, porque os pretendentes devem deixar o seu ego fora e assumir que a sua vida amorosa esta aberta a melhorias. “Qualquer sedutor igual que qualquer pessoa de sucesso tem mais fracassos que sucessos, além disso –acredita o Iván- e isto é justamente o que muitos deles não sabem na hora de seduzir. Eles querem conseguir resultados positivos sem se expor”.
As aulas têm um preço de $140 por mês, e os cursos intensivos tem um preço de $300 e incluem cursos teóricos -que vão desde a linguagem corporal e o beijo, ate as melhores formas de conquistar a uma mulher – e práticos, que se realizam em discos ou bares com o objetivo de que os estudantes possam vencer o medo a conquistar e possam conseguir números de telefones para ligar. Quando os estudantes atingiram avanços de confiança em si próprios, a idéia é que não se conformem com isso, o Ivan tem um objetivo bem definido: "Ensinamos a que eles não duvidem demais e se animem a seduzir”

Mal de fundo
Embora existam pessoas que se consideram completamente incapazes para isso; algumas vezes, inclusive, elas têm medo frente a estas situações, o que pode trazer transtornos de ansiedade social. O diretor e psicologo da Asociação Ajudam, o Daniel Bogiaizian, explica que a ansiedade em relação com o sexo oposto é uma dos assuntos que padecem as pessoas com a patologia chamada de "fobia social”. A causa dela é a excessiva preocupação, a duvida das próprias habilidades, as regras rígidas e a timidez. . “O círculo vicioso de temor e o evitar o assunto criam no homem a idéia negativa de sua inaptidão e, portanto, uma baixa auto-estima”, disse Bogiaizian e fala: “A atribuição do seu azar ou o seu aparência física deixam ele paralisado sem poder agir”.
As mulheres também sofrem transtornos de ansiedade que se refletem no seu desempenho com respeito dos homens, durante o seu comportamento num encontro ou numa situação de sedução. Mas ainda com essas perturbações, elas contam com mais facilidades. Segundo o psiquiatra Hugo Marietán a mulher assina o contrato de sedução. O “sim” é delas.
A pressão social também tem um papel importante neste problema já que culturalmente se mede ao homem pelo sucesso no trabalho é com as mulheres.“As normas sociais tem m papel de forte imposição por causa de que as expectativas referentes ao desempenho dos homens está sobre valorizada, gerando uma responsabilidade e um Standard alto para atingir para ser aprovado na sociedade”, acredita Bogiaizian.
Embora durante os últimos anos está surgindo uma tendência em que as mulheres começam a tomar a iniciativa, provocando uma mudança de critérios na sedução. Diante desses novos fatos, alguns jovens escolhem desempenhar um papel passivo esperando que sejam as encarregadas do primeiro passo.
Segundo Marietán, esta mudança facilita as relações amorosas desde o primeiro encontro até a primeira relação sexual, conseguindo que uma mulher tenha tantas opções sexuais quanto as que têm os homens. “Já não se espera que uma garota de 18 anos seja virgem e que aos 20 anos tenha tido menos de cinco relações sexuais com pessoas diferentes”, diz o psiquiatra e acredita: “Nós estamos diante de um novo paradigma”.

O caminho da sedução.
Tomar a iniciativa, deixar de lado a histeria, ouvidos surdos aos preconceitos e ir pra frente. O que vem? Ninguém sabe, vai depender de vários elementos. Mas se você se amimou e se alguém não gostou disso, um simples tchau e até mais. Tudo vale na hora de rolar um romance, a seduzir também se apreende. Mas, por favor, faça o que fizer –insista se você souber que tiver uma chance-nunca se torne o mais chato. Brinque, desfrute, não se desespere, amanha você me conta.
Mensagens para Orkut - Sensuais