barrinha-cartoes-gifs

A traição depende do sexo?

O que leva um homem a trair? “Seu instinto de macho”, garantem alguns. “A rotina da vida a dois”, bradariam outros. “A busca pelo diferente e pelo inusitado” defenderiam outros tantos. E a mulher? Por que ela trai? São diferentes dos motivos masculinos as razões que a impulsionam?
Para os autores de “O livro da traição feminina”, e “O livro da traição masculina”, ambos da Matrix — que serão lançados no próximo dia 17 — homens e mulheres traem por motivos diferentes sim! Lílian Víveros que escreveu a versão cor-de-rosa da pulada de muro e Drago, o encarregado da parte masculina, contam o resultado das suas pesquisas.
— A pessoa trai por amor ou por falta dele. A mulher está mais voltada para atender suas necessidades. Há muitas mulheres que querem só aventura, mas a maioria está em busca de romance, fantasia e envolvimento. É uma forma de chamar a atenção do parceiro — diz Lílian.
O jornalista e professor de inglês Drago vai além: “Os homens traem as mulheres que amam porque amam as mulheres”:
— Os homens apenas se comportam humanamente. É da natureza deles a infidelidade amorosa. Somos estimulados a trair.
Por outro lado, Drago acha que o amor verdadeiro nunca morre, nem perde sua capacidade de se renovar:
— Não se pode trair um verdadeiro amor. Não é a quantidade de relacionamentos que nos deixa feliz, mas a qualidade. Muitos homens encontram todas as mulheres numa só.
Para Lílian, a traição amorosa não ajuda em nada:
— Se o parceiro traído viver na desconfiança, será péssimo. Se quem traiu carregar o sentimento de culpa também não será uma convivência honesta.
E como pensam homens e mulheres que nunca pesquisaram o tema? O ator Leandro Firmino da Hora (o Zé Pequeno de “Cidade de Deus”) diz que quem ama não trai. E isso vale para os homens.
— Quando um homem realmente ama uma mulher ele não sente necessidade de trair. Mas hoje a traição amorosa é quase inevitável, mesmo para as mulheres — diz o ator.
Tão inevitável que em algumas vezes torna-se show para o Brasil inteiro assistir. É o caso de Dhomini, que no BBB-3 namora Sabrina, mas do lado de fora tem a compreensiva Manoela com o posto oficial. Mas, para psicanalistas, quando há verdadeiro vínculo afetivo, a infidelidade traz sempre muita mágoa.
A atriz Carolina Kasting, a amante Laura, de “Mulheres apaixonadas”, acha que quem ama não é infiel, mas diz que o amor pode sobreviver a um caso:
— Dependerá muito do diálogo entre os dois. A maioria das mulheres não trai por vingança. Não se pode generalizar o comportamento de homens e mulheres.
Nas pesquisas que fez para escrever seu livro, Lílian constatou que 90% dos casais que enfrentam esse conflito não se separam e apenas 11% das mulheres traem por vingança:
— As mulheres são mais detalhistas, deixam menos pistas e arrumam desculpas mais elaboradas. Mentem com talento.
Mas para o apresentador Ciro Bottini traição não tem perdão:
— Quando há traição sempre vai existir um fantasma separando o casal. O homem é mais dependente de sexo, ele trai a mulher por uma questão carnal e volta para o seu porto-seguro. Já a mulher trai quando a relação não vai bem. Quando há amor, não há espaço para traição.
A atriz e apresentadora Virginia Nowicki diz que há uma diferença na educação quando se fala de infidelidade.
— O homem trai por auto-afirmação, porque é bonito ser pegador. Já as mulheres traem quando não estão satisfeitas.
Isabel Tarcha, criadora do site <www.traida.net> — cuja inspiração lhe veio ao achar o perfil do próprio marido na rede à cata de um amor — diz que a mulher trai por paixão ou porque acha que a relação chegou ao limite:
— A mulher acredita que fez tudo pela relação e nada deu certo. Então trai sem culpa — diz Isabel, autora do livro “O oitavo pecado capital” (Saraiva).
A psicanalista Sônia Oksenberg, da Sociedade Psicanalítica do Rio, diz que a traição amorosa hoje é mais tolerada, mas só quando não há compromisso de exclusividade sexual.
— Não há vítimas e algozes na traição. Os dois são cúmplices e responsáveis nisso.
O psicoterapeuta Cesar Vasconcellos de Souza, diretor do Centro Adventista de Vida Saudável, diz que ter um caso não resolve carências afetivas e a infidelidade é uma traição a si mesmo.
— A pessoa pode até sentir saciedade e completude no começo, mas depois o vazio volta.
*Do Diário de São Paulo

O comportamento de quem trai
 HOMENS

CIÚMES: Ele pode ter crises excessivas de ciúmes. Quem trai acha que o outro pode fazer o mesmo.

PRESENTES: Você que nunca ganhou nada, passa a receber dele presentes inesperados e convites.

CANSAÇO: Está sempre cansado. Inventa reuniões de trabalho imprevistas.

ROUPA: Veja se ele passou a trocar a senha do celular com freqüência e se tem alguma camisa reserva no carro.


MULHERES

AMIZADES: Veja se ela passou a incluir novo nome no rol de amizades, se fala com freqüência de novos lugares ou interesses.

VISUAL: Passe a observar mais detalhes, como cor do cabelo, esmalte das unhas etc. Veja se ela está mais preocupada com o visual, em ser mais sexy. Usar perfumes e trocar de fragrâncias com mais freqüência são outras pistas. Mascar chicletes, balas de menta e o escovar os dentes mais que o habituais indicam preocupação o hálito.

Mensagens para Orkut - Sensuais